sexta-feira, 19 de junho de 2009

Antepassados em Cedros



Introdução :

Meus hexavós Manoel Gomes e Maria Garcia são originários de Cedros, povoação da Ilha de Faial , Açores.
Foi nesta freguesia da costa norte do Faial que se estabeleceram os primeiros povoadores da ilha por volta de 1455, vindos da Ilha Terceira e o seu nome provavelmente deve-se às árvores de cedro que estes lá encontraram.
Na Igreja de Santa Bárbara foram batizados, casaram-se e foram enterrados os antepassados de Manoel Gomes e Maria Garcia, com raríssimas exceções.

Texto interessante sobre Cedros:

Igreja de Cedros , Ilha do Faial , Açores - Parece ter ocorrido no ano de 1594, a conclusão ou reconstrução da Igreja de Santa Bárbara dos Cedros. A sua igreja é quase destruída por um incêndio em 20 de Novembro de 1971, restando a imponente torre sineira com seu belo portal quinhentista. Sofreu posteriormente grandes obras de ampliação. Com 5 naves, conserva no seu interior uma bela lâmpada de prata, de grandes dimensões.É o Padre Gaspar Frutuoso que nos conta que nos primeiros tempos desta freguesia, viveu aqui o célebre Arnequim ou Hern Jannequim. Um flamengo irreverente que enfrentou o Corregedor dos Açores - cargo criado em 1503 - e exigindo que abandonasse a freguesia, e ainda, ameaçou de morte o então Capitão-donatário, quando este se preparava para o prender. Só se resolveu o problema com a intervenção do Rei, que o chamou à Corte, repreendendo-o de tamanha ousadia. ("Saudades da Terra", Vol. VI, Cap. 37).
Com o fim do Dinastia Filipina, em 1640, os espanhóis residentes na freguesia (que incluía a actual freguesia do Salão) são expulsos. Segundo frei Diogo das Chagas, em 1643, a freguesia tinha 2 126 habitantes distribuídos por 317 fogos. ("Espelho Cristalino", pág. 478) Destaca-se ainda o Museu Etnográfico dos Cedros, instituído pela Casa do Povo local. Merece uma menção especial o Império da Praça. É o único no arquipélago dos Açores que tem uma coroa real, ou seja, sem hastes como todos as outras. Segundo a lenda, teria sido perdida por piratas mouros ao abandonarem a ilha. Ao retornarem para recuperá-la, uma mulher apercebida do seu valor, decide escondê-la numa perna. Esta coroa é guardada como uma relíquia, tendo sido feita uma réplica para ser levada à igreja nos dias de festa.No lugar de Ribeira Funda, a Capela de N. Sra. de Fátima, foi totalmente construída em basalto entre 1948 e 1950. Foi construída por vontade popular dadas as distâncias que eram necessárias percorrer para se chegar à igreja mais próxima. É o local de concentração dos romeiros da ilha. Do miradouro da Costa Brava, no alto da falésia a 320 metros, usufruirá de um belo panorama.
Fonte: Wikipédia.

Em 4 de setembro de 1781 casaram-se, em Carijós (atual Conselheiro Lafaiete, MG, Brasil), Theodózio Alves, nascido em 1783, no Conselho dos Eiras, Braga, Portugal, filho de Gabriel Alves e Maria Gomes, e Thereza Maria de Jesus, nascida em 01 de junho de 1758, em Carijós, filha de Manuel Gomes e Maria Garcia. Eles são o tronco da Família Noronha, de Queluz de Minas no RAMO ALVES ALBINO. Dos pais de Theodózio Alves ainda não há estudo pronto.

A listagem dos antepassados de Manuel Gomes e Maria foi feita utilizando dados e informações coligidos no trabalho realizado pelo NEPS, Núcleo de Estudos de População e Sociedade, da Universidade do Minho, Instituto de Ciências Sociais, Portugal.
Foi usada a numeração Soza-Stradonitz: 2 e 3 são pai e mãe de 1; 4 e 5 pai e mãe de 2; 6 e 7 pai e mãe de 3 ...e assim por diante. ...

Avelina Maria Noronha de Almeida

Antepassados de Manoel Gomes

Capítulo I- Manoel Gomes

1: Manuel Gomes, nascido em 15 de agosto de 1731, na Freguesia de Cedros, batizado em 20 de agosto de 1731 na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, filho de Manoel Gomes “O Elvas” e de Maria Nunes. Casado em 3 de junho de 1753, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, com Maria Garcia, nascida em 21 de março de 1731, na Freguesia de Cedros, batizada em 25 de março de 1731, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, filha de Manoel Garcia e Ana Correia.

Capítulo II – Seus pais

2: Manoel Gomes “O Elvas”, nascido abril de 1693, na Freguesia de Cedros, batizado em 12 de abril de 1693, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, falecido em 7 de fevereiro de 1765, na Freguesia de Cedros, enterrado em 8 de fevereiro de 1765), na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, filho de Francisco Cardoso e Maria Machado. Manuel foi o 2º de nome e a alcunha surgiu no registro de óbito da mulher. Não recebeu "sacramento" algum, por ter falecido subitamente e foi sepultado na Capela de Nª Sª dos Remédios, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Teve acompanhamento do Colégio e das Cruzes da igreja. Levou como mortalha o hábito de picote (mas o padre não diz de qual a Confraria). Fez testamento, no qual deixou dito que deixava para seus legados 8 mil réis...
casado com...
.
3: Maria Nunes, nascida em 27 de Janeiro de 1698, na Freguesia de Cedros, batizada em 2 de fevereiro de 1698, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, falecida em 24 de outubro de 1764, na Freguesia de Cedros, enterrada em 25 de outubro de 1764, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, filha de João Fialho e Isabel Nunes. Maria foi a 2ª de nome. Recebeu todos os "divinos sacramentos" e foi sepultada na Capela de Nª Sª dos Remédios, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Teve acompanhamento do Colégio e das Cruzes da igreja. Deixou para seu legados 8 mil réis e mais 3 missas de tenção. Faleceu com 66 anos de idade e não 70 anos, como refere o padre.
Nota: Não foi encontrado o registro de casamento deste casal, na freguesia de Cedros.

Capítulo III – Seus avós

4: Francisco Cardoso, nascido em outubro de 1639, na Freguesia de Cedros, batizado em outubro de 1639, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, falecido em 30 de agosto de 1703, na Freguesia de Cedros, enterrado em 31 de agosto de 1703, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, filho de João Manuel e Apolônia Cardoso . Não foi possível saber o dia do batismo do Francisco, porque falta parte da folha onde se encontrava lavrado. Recebeu todos os "sacramentos", não fez testamento por ser muito pobre e foi sepultado no corredor do Bom Jesus, junto ao confessionário do lado do mar, ao lado da sepultura de Inês Vieira, sepultada na véspera, na Igreja Paroquial de Santa Barbara. Fizeram-lhe o funeral a Irmandade das Almas. Faleceu com cerca de 64 anos de idade e não 60, como refere o padre, viúvo de Maria Machado, nascida na Freguesia de Cedros, falecida em 6 de dezembro de 1678, na Freguesia de Cedros, enterrada em 7 de dezembro de 1678, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, filha de João Martins e Madalena Machado...
... casado (1) com...
.
5: Isabel Gomes, nascida na Freguesia de Cedros, falecida em 6 de Janeiro de 1705, na mesma Freguesia, enterrada a 7 de Janeiro de 1705 na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, filha de Pedro Gomes e Maria Tomé. Não foi encontrado o registro de batismo de Isabel. Recebeu todos os "sacramentos", não fez testamento por ser muito pobre e foisepultada no corredor do Bom Jesus, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Ficando viúva, casou-se em 29 de setembro de 1704, Igreja Paroquial de Santa Bárbara, com Manuel Fernandes Jorge, nascido em outubro de 1638, na Freguesia de Cedros, batizado em 24 de outubro de 1638, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, falecido em 19 de dezembro de 1704, na Freguesia de Cedros, enterrado em 20 de dezembro de 1704, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, filho de António Fernandes "Barnagais" e Madalena Jorge .

6: João Fialho, nascido na Freguesia de Cedros, Oficial de Ferreiro. Depois da morte de Isabel Nunes, casou-se com em 2 de agosto de 1705 com Maria da Luz Pereira Rodrigues, filha de João Rodrigues e Maria de Freitas e em 10 de julho de 1718 com Maria Furtado, filha de Francisco Luís Ribeiro e Isabel Furtado...
... casado em 29 de Janeiro de 1690, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, com...
.
7: Isabel Nunes, nascida na Freguesia de Cedro, filha de Francisco Gomes e Maria Fialho.

Capítulo IV – Seus bisavós

8: João Manuel, nascido na Freguesia de Cedros, filho de Baltazar da Costa ...
... casado com...
.
9: Apolônia Cardoso, nascida na Freguesia de Pedro Miguel, filha de Belchior Cardoso e Inês de Mendonça.

10: Pedro Gomes, nascido na Freguesia de Cedros, falecido em 22 de Junho de 1659, na mesma Freguesia, enterrado em 23 de Junho de 1659, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, filho de Pedro Gomes e Madalena Jorge. A existência de Pedro foi conhecida através do registro de batismo do sobrinho Antônio, do qual foi padrinho, filho de seu irmão Antônio. Não foi encontrado o registro de batismo de Pedro. Recebeu todos os "divinos sacramentos", não fez testamento, nem deixou apontamentos e nada mais diz o padre. Viúvo de Catarina Tomé, nascida na Freguesia de Cedros, filha de Pedro Tomé e Ágada João.

11: Maria Tomé, nascida na Freguesia de Cedros, falecida em 12 de setembro de 1664, na mesma Freguesia, enterrada em 13 de setembro de 1664, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, filha de Tomé Jorge “O Velho” e Isabel Pereira. Não foi encontrado o registro de batismo de Maria e também não foi encontrado o registro do seu 2º casamento com Pedro Gomes. Foi através do registro de óbito da mãe, que a nomeou sua 2ª testamenteira, que ficamos sabendo da existência do 2º matrimônio. O 1º testamenteiro era seu irmão Tomé, que já havia falecido meses antes da mãe. Recebeu todos os divinos sacramentos", deixou apontamentos e presume-se tenha sido sepultada na Igreja Paroquial de Sta. Bárbara, mas o padre nada diz. Viúva de Sebastião Diogo, nascido a freguesia de Cedros.

12: Manuel Francisco, nascido na Freguesia de Cedros, filho de Manoel Luís e Isabel Duarte... ...casado com...

13: Maria Alves Da Fonte, nascida (SET 1632), Freguesia de Cedros, batizada em 30 de setembro de 1632, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, falecida em 22 de Novembro de 1706, na mesma freguesia, enterrada em 23 de Novembro de 1706, Igreja Paroquial de Santa Barbara, filha de Baltazar Luís e Catarina Alves. Maria não recebeu os "sacramentos", por ter falecido subitamente, e foi sepultada na "casa do defunto(sic)", da Igreja Paroquial de Santa Barbara. Não fez testamento por ser pobre e foi acompanhada com o Colégio.Os filhos mandaram fazer meio ofício e dizer 10 missas rezadas por sua alma.

NOTA: Não foram encontrados os registos de nascimento (baptismo), casamentoe óbito do Manuel.

14: Francisco Gomes, nascido na Freguesia de Cedros, falecido em 13 de outubro de 1694, na mesma Freguesia, enterrado em 14 de outubro de 1694, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, filho de Duarte Gomes e Bárbara Nunes. Não foi encontrado o registro de batismo. Recebeu todos os "divinos sacramentos", deixou apontamentos, nos quais nomeou seu testamenteiro, o filho João Fialho, não deixou perpétuo algum e foisepultado junto à porta principal, "para a banda de cima", na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, viúvo de Maria Alvernás, nascida na Freguesia de Pedro Miguel, falecida em 13 de dezembro 1648), Freguesia de Cedros, enterrada 14 de dezembro de 1648), na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, filha de Belchior Cardoso e Inês de Mendonça...
... casado em 12 de abril de 1649, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, com...

15: Maria Fialho, nascida na Freguesia de Cedros, falecida em 24 de novembro de 1685, na mesma Freguesia, enterrada a 25 de Novembro de 1685, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, filha de João Fialho e Beatriz Gonçalves. NOTA: Não foi encontrado o registro de batismo. Recebeu todos os "divinos sacramentos", deixou uns apontamentos em conjunto com seu marido, mas não deixou perpétuo algum e foi sepultada "na travessa do púlpito para trás", na Igreja Paroquial de Santa Bárbara.

Capítulo V – Seus trisavós

16: Baltazar da Costa, nascido na Freguesia de Cedros.

NOTA: Foi através do registro de batismo do bisneto Manuel, do qual foi madrinha a filha Luzia Manuel, irmã da avó materna Ana Manuel, que se ficou sabendo que eram filhas do Baltazar, mas o padre não citou o nome do cônjuge. Também por falta de elementos, não nos foi possível saber quem foram os ancestrais do Baltazar...
... casado com...

17: Desconhecida

18: Belchior Cardoso, nascido na Freguesia de Pedro Miguel...
... casado com...

19: Inês de Mendonça, nascida - Freguesia de Pedro Miguel.

NOTA: Não existem registros de casamento na freguesia de Pedro Miguel, da época em que este casal casou, razão pela qual, não nos foi possível saber quem foram os seus ancestrais.

20: Pedro Gomes, nascido na Freguesia de Cedros, filho de Lázaro Gomes e Clara Goulart. Não foram encontrados os registros de batismo e óbito...
... casado com...

21: Madalena Jorge, nascida na Freguesia de Cedros, falecida a 26 de março de 1650, na mesma Freguesia, enterrada em 27 de março de 1650, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Não foi encontrado o registro de batismo. Recebeu todos os "divinos sacramentos", não deixou testamento, nem apontamentos e "nem disse o que queria se fizesse por sua alma, mas nomeou um bocado de terra para bem de sua alma" e foi sepultada no "corpo da igreja, abaixo do púlpito", na Igreja Paroquial de Santa Bárbara.

NOTA: Por falta de elementos, não nos foi possível saber quem foram os ancestraisda Madalena.

22: Tomé Jorge “O Velho”, nascido na Freguesia de Cedros, falecido em 8 de junho de 1650, na mesma Freguesia, enterrado em 9 de junho de 1650, na Igreja Paroquial de Santa Barbara. Não foi encontrado o registro de batismo do Tomé. Recebeu todos os "divinos sacramentos", fez testamento e foi sepultado na Capela de Nª Sª do Rosário, junto do altar, sob o confessionário, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara...
... casado com...

23: Isabel Pereira, nascida na Freguesia de Cedros, falecida em 16 de novembro de 1655, na mesma Freguesia, enterrada em 17 de Novembro de 1655, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Não foi encontrado o registro de batismo da Isabel. Recebeu todos os "divinos sacramentos", fez testamento, no qual nomeou seus testamenteiros, os filhos Tomé, este já falecido meses antes e Maria, casada com Pedro Gomes. Presume-se que tenha sido sepultada na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, apesar de o padre nada dizer.

24: Manuel Luís, nascido na Freguesia de Cedros, falecido em 8 de maio de1657, na mesma Freguesia, enterrado em 9 de maio de 1657, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, filho de Eusébio Luís e Bárbara Francisca. Não foi encontrado o registro de batismo. Recebeu todos os "divinos sacramentos", deixou uns apontamentos, nos quaisnão nomeou testamenteiro e foi sepultado no "corpo da igreja do meio parabaixo", na Igreja Paroquial de Santa Bárbara....
... casado em 20 de fevereiro de 1628, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, com...

25: Isabel Duarte, nascida na Freguesia de Cedros, falecida em agosto de 1685, na mesma Freguesia, enterrada em 2 de agosto de1685, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, filha de Baltazar Francisco e Maria Duarte . Não foram encontrados os registros de batismo e do 2º.casamento de Isabel. Este só foi conhecido através do seu registro de óbito. Não recebeu os "divinos sacramento", exceto o da "penitência", por não terem chamado o padre a tempo e ter falecido subitamente. Foi sepultada na Capela de Nª Sª do Rosário, junto "da porta travessa", na Igreja Paroquial de SantaBárbara. Casada em segundas núpcias com Baltazar Annes, filho de Baltazar Fernandes Annes e Bárbara Pereira Garcia.

26: Baltazar Luís, nascido na Freguesia de Cedros, falecido em 26 de março de 1674, na mesma Freguesia, enterrado em 27 de Março de 1674, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, filho de Antônio Garcia e Bárbara Luís “A Velha”. Não foi encontrado o registro batismo do Baltazar. Recebeu todos os "divinos sacramentos" e "deu-se-lhe a sepultura e mais o enterro de amor de Deus". Presume-se que tenha sido sepultado na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, apesar de o padre nada dizer...
... casado com...

27: Catarina Alves, nascida na Freguesia de Cedros, falecida em 19 de Março de 1651, na mesma Freguesia, enterrada em 20 de Março de 1651, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, filha Gaspar Alves e Madalena Luís. Não foi encontrado o registro de batismo. Recebeu todos os "divinos sacramentos", não fez testamento, nem deixouapontamento e foi sepultada na Capela de Nª Sª dos Remédios, na IgrejaParoquial de Santa Bárbara.

28: Duarte Gomes, nascido na Freguesia de Capelo...
... casado com...

29: Bárbara Nunes, nascida na Freguesia de Capelo.

NOTA: Os registros paroquiais da freguesia de Capelo, onde eram paroquianos os praienses até meados do séc. XIX, são todos muito posteriores à época em que este casal nasceu e casou, razão pela qual, não nos foi possível saber quem foram seus pais.

30: João Fialho, nascido na Freguesia de Cedros, falecido em 16 de outubro de 1678, na mesma Freguesia, enterrado em 17 de outubro de 1678, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, filho de Lázaro Gomes Trozilho e Clara Goulart. Não foi encontrado o registro de casamento deste casal na freguesia de Cedros. A ligação ao progenitor foi obtida através dos registros dos batismos dos afilhados Amaro, filho de Duarte Gonçalves Catarina Tomé e Maria, filha de Brás Fernandes e Maria Tomé. Recebeu todos os "divinos sacramentos", não fez testamento e foi sepultado no corredor do Bom Jesus, ao lado da pia batismal, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara...
... casado com...

31: Beatriz Gonçalves, nascida na Freguesia de Cedros, filha de Antônio Pinheiro e Bárbara Gonçalves.

Capítulo VI – Seus tetravós

40: Lázaro Gomes, nascido na Freguesia de Cedros. Em Julho de 1663, já Lázaro Gomes era falecido, porque foi sepultada, na sua cova, a bisneta Barbara Pereira, filha de António Vieira Goulart...
... casado com...

41: Clara Goulart, nascida na Freguesia de Cedros.

NOTA: Este casal teve um escravo de nome Amaro Gomes, que faleceu em 24 de dezembro de 1664. Na data do óbito já era "livre" e estava na casa de Luís Fialho. Por falta de elementos, não nos foi possível saber quem foram os seus ancestrais.

48: Eusébio Luís, nascido na Freguesia de Cedros...
... casado com...

49: Bárbara Francisca, nascida na Freguesia de Cedros.

NOTA: Por falta de elementos, não nos foi possível saber quem foram os ancestrais deste casal.

50: Baltazar Francisco, nascido na Freguesia de Cedros...
... casado com...

51: Maria Duarte, nascida - Freguesia de Cedros.

NOTA: Por falta de elementos, não nos foi possível saber quem foram osancestrais deste casal.

52: Antônio Garcia, nascido na Freguesia de Cedros, falecido em 4 de maio de 1687, na mesma Freguesia, enterrado em 5 de maio de 1687, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Não foi encontrado o registro de batismo. Recebeu todos os "divinos sacramentos" e foi sepultado "da banda de cima da porta principal, Paroquial de Santa Bárbara...
... casado com...

53: Bárbara Luís “A Velha”, nascida na Freguesia de Cedros, falecida em 24 de outubro de 1671, na mesma Freguesia, enterrada em 25 de outubro de 1671, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Não foi encontrado o registro de batismo. Recebeu todos os "divinos sacramentos", não fez testamento e foi sepultada junto da porta principal, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara.

NOTA: Por falta de elementos, não foi possível saber quem foram os ancestrais deste casal.

54: Gaspar Alves, nascido na Freguesia de Cedros, falecido em 12 de abril de 1652, na mesma Freguesia, enterrado em 13 de abril de 1652, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, Sapateiro. Não foi encontrado o registro de batismo. Recebeu todos os "divinos sacramentos", não fez testamento, nem deixou apontamentos e foi sepultado, presume-se que o tenha sido, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, apesar de o padre nada dizer...
... casado com...

55: Madalena Luís, nascida na Freguesia de Cedros, falecida em 30 de novembro de 1655, na mesma Freguesia, enterrada em 01 de dezembro de 1655, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Não foi encontrado o registro de batismo. No seu registro de óbito, o padre diz que o falecimento ocorreu em 30 de novembro. Recebeu todos os "divinos sacramentos", não fez testamento, nem deixouapontamentos "por não ter de quê" e foi sepultada, presume-se que o tenha sido, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, apesar de o padre nada dizer.
NOTA: Por falta de elementos, não nos foi possível saber quem foram os ancestrais deste casal.

60: Lázaro Gomes Trozilho, nascido na Freguesia de Cedros, filho de Bartolomeu Luís Fialho e Isabel Pereira...
... casado com...

61: Clara Goulart, nascida na Freguesia de Cedros, falecida em 18 de dezembro de 1663, na mesma Freguesia, enterrada em 19 de dezembro de 1663, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Não foi encontrado o registro de batismo. Recebeu todos os "divinos sacramentos" e foi sepultada junto ao altar de Jesus, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara.

62: Antônio Pinheiro, nascido na Freguesia de Cedros. Na data do óbito da mulher, já havia falecido...
... casado com...

63: Bárbara Gonçalves.
Por não existirem registros da época que este casal nasceu e casou, na freguesia de Cedros, não foi possível saber quem foram os seus ancestrais.

Capítulo VII – Seus pentavós

120: Bartolomeu Luís Fialho, nascido na Freguesia de Cedros. Não foi encontrado o registro de batismo. Recebeu todos os "divinos sacramentos", não teve de que fazer testamento e nada mais diz o padre...
... casado com...

121: Isabel Pereira, nascida na Freguesia de Cedros.
NOTA: Por falta de elementos, não nos foi possível saber quem foram os ancestrais deste casal.



Antepassados de Maria Garcia

Capítulo I – Maria Garcia

1: Maria Garcia, nascida em 21 de março de 1731, na Freguesia de Cedros, batizada em 25 de março de 1731, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, filha de Manuel Garcia e Ana Correia. Foi 2ª de nome. Casada em 3 de junho de 1753, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, com Manuel Gomes, nascido em 15 de agosto 1731, na Freguesia de Cedros, batizado em 20 de agosto de 1731, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, filho de Manuel Gomes "O Elvas" - e Maria Nunes.


Capítulo II – Seus pais

2: Manuel Garcia, nascido na Freguesia de Cedros, filho de Francisco Garcia e Maria Furtado. Não foi encontrado o registro de nascimento do Manuel...

... casado em 5 de maio de 1716, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, com...

3: Ana Correia, nascida em 7 de fevereiro de 1697, na Freguesia de Cedros, batizada em 11 de fevereiro de 1697, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, filha de Francisco Correia e Maria Pereira. Foi batizada em casa pela parteira, Maria Jorge.

Capítulo III – Seus avós


4: Francisco Garcia, nascido em 1663 mais ou menos, na Freguesia de Cedros, filho de Antônio Garcia e Catarina Alvernás. Falecido em 26 de dezembro de 1703, na Freguesia de Cedros, enterrado em 27 de dezembro de 1703, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Não foi encontrado o registro de nascimento do Francisco. Recebeu todos os "divinos sacramentos" e foi sepultado no corredor do Bom Jesus, abaixo do confessionário, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Faleceu com 40 anos de idade mais ou menos, segundo diz o padre. Fez testamento, no qual deixou dito, entre outras coisas, que fosse acompanhado à sepultura por todas as Cruzes da igreja, deixando de esmola a cada uma 60 réis, 1 ofício de corpo presente, 15 missas rezadas etc. etc...
... casado em 10 de fevereiro de 1687, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, com...
.
5: Maria Furtado, nascida na Freguesia de Cedros, filha de Baltazar Rodrigues e Maria da Esperança.

6: Francisco Correia "O Magalhosa", nascido mais ou menos em 1668, na Freguesia de Cedros, filho de Antônio Correia e Maria Pereira, falecido em 2 agosto de 1713, na Freguesia de Cedros, enterrado em 3 de agosto de 1713, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Era Carpinteiro. Não foi encontrado o registro de batismo do Francisco. Recebeu todos os "divinos sacramentos", não fez testamento por ser muito pobre e foi sepultado na 1ª.sepultura, do lado da epístola, na Igreja Paroquial de Santa Barbara. Teve acompanhamento gratuito do padre. Faleceu com 45 anos de idade, segundo parecer do padre...
... casado com...
.
7: Maria Pereira, nascida mais ou menos em 1667, na Freguesia de Cedros, em 29 de março de 1722, filha de Manuel Pereira e Margarida Fialho, falecida na Freguesia de Cedros, enterrada em 30 de março de 1722, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Não foi encontrado o registro de batismo de Maria. Recebeu os "sacramentos da penitência e da extrema unção", por não poder receber o "Sacro Viático", por estar com contínuos vômitos, não fez testamento e foi sepultada junto à pia de água-benta da porta principal, na Igreja Paroquial de Santa Barbara. Teve acompanhamento do Colégio grátis. Faleceu com 55 anos de idade, segundo diz o padre.
Nota: Não foi encontrado o registro de casamento deste casal, na freguesia de Cedros.

Capítulo IV – Seus bisavós

8: António Garcia, nascido na Freguesia de Cedros, filho de Aleixo Garcia e Susana Maria. Não foi encontrado o registro de batismo. Na data do óbito da mulher, António já havia falecido...
... casado com...
.
9: Catarina Alvernás, nascida na Freguesia de Cedros, filha de Domingos Afonso Fernandes e Isabel Fernandes, falecida em 12 de de janeiro de 1698, Freguesia de Cedros, enterrada em 13 de janeiro de 1698, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Catarina foi madrinha de batismo de Domingas, filha de Gaspar João e Maria Brás. Foi através do registro do citado batismo, que se soube da sua ligação aos progenitores. Não foi encontrado o registro de batismo de Catarina. Recebeu todos os "sacramentos", fez testamento, no qual deixou dito que lhe fizessem 1 ofício e meio por sua alma e foi sepultado no corredor do altar do Bom Jesus, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara.

10: Baltazar Rodrigues, nascido na Freguesia de Cedros, filho de Pedro Rodrigues Roça e Madalena de Freitas...
... casado com...
.
11: Maria da Esperança, nascida na Freguesia de Cedros, filha de Lázaro João e Clara Garcia, falecida em 12 de abril de 1659, na Freguesia de Cedros, enterrada em 13 de abril de 1659, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara.

12: Antônio Correia, filho de Luís Correia e Maria Rodrigues, nascido na Freguesia de Cedros....
... casado com...
.
13: Maria Pereira, nascida na Freguesia de Cedros, filha de Gonçalo Pereira Machado e Ana Fernandes.
Nota: Não foi encontrado o registro de casamento deste casal, na freguesia de Cedros. O casamento poderá ter ocorrido antes de Fevereiro de 1687, porque não existem registros anteriores até Outubro de 1649. Também não foram encontrados os registros de batismos e óbitos deste casal.

14: Manuel Pereira, nascido em fevereiro de 1640, na Freguesia de Cedros, batizado em 5 de março de 1640, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, filho de Belchior Pereira e Bárbara Garcia, falecido em 7 de janeiro de 1686, na Freguesia de Cedros, enterrado em 8 de janeiro de 1686, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, Tesoureiro da Igreja, Manuel recebeu todos os "divinos sacramentos", não fez testamento e foi sepultado na Capela de Nª .Sª do Rosário, acima da porta travessa, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara...
... casado com...
.
15: Margarida Fialho, nascida na Freguesia de Cedros, falecida 3 de abril de 1687, na Freguesia de Cedros, filha de Matias Camacho e Catarina Fialho, enterrada a 4 de abril de 1687), na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Manuel recebeu todos os "divinos sacramentos", não fez testamento e foi sepultado na Capela de Nª Sª do Rosário, acima da porta travessa ,na Igreja Paroquial de Santa Barbara. Não foi encontrado o seu registro de batismo. Recebeu todos os "divinos sacramentos", não fez testamento e foi sepultada em frente da pia de água-benta da porta principal, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara.

Capítulo V – Seus trisavós

16: Aleixo Garcia, nascido na Freguesia de Cedros...
... casado com...
.
17: Susana Maria, nascida na Freguesia de Cedros.
NOTA: Não foram encontrados os ancestrais do casal.

18: Domingos Afonso Fernandes, nascido na Freguesia de Cedros, falecido em 24 de Julho de 1653, Freguesia de Cedros, enterrado a 25 de Julho de 1653, Igreja Paroquial de Santa Barbara. O sobrenome Fernandes surgiu apenas no registro de batismo do neto Miguel, onde diz que a madrinha e tia do batizando, era filha de Domingos Fernandes e o padrinho Sebastião Fernandes, provavelmente irmão do Domingos. Não foi encontrado o registro de batismo do Domingos. Recebeu todos os "divinos sacramentos", fez testamento, no qual nomeou testamenteiro o filho António e foi sepultado na Capela de Nª Sª do Rosário, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara...
... casado com...
.
19: Isabel Fernandes, nascida na Freguesia de Cedros, falecida em maio de 1647, na Freguesia de Cedros, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Não foi encontrado o registro de batismo) e no seu registro de óbito o padre não indicou o dia do falecimento. Recebeu os "divinos sacramentos", fez testamento e nomeou o marido testamenteiro. Presume-se que tenha sido sepultada na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, apesar de o padre nada dizer.
NOTA: Não foram encontrados os ancestrais do casal.

20: Pedro Rodrigues Roça, nascido na Freguesia de Cedros, Pasteleiro, filho de Pedro Rodrigues da Cruz e Bárbara Luís. O Pedro foi padrinho do batismo do sobrinho Francisco, filho de seu irmão Bartolomeu. O "Roça" surgiu no registro de batismo do António, filho de António Rodrigues e Maria de Medeiros Veloso, do qual foi madrinha, sua filha Madalena de Freitas. Não sabemos se o "Roça" era sobrenome ou alcunha, mas geralmente quando se tratava de alcunha, o padre costumava colocar o artigo definido masculino singular "o...". À data do óbito da mulher, o Pedro já era falecido...
... casado com...
.
21: Madalena de Freitas, nascida na Freguesia de Cedros, filha João de Freitas “O Velho” e de Catarina João, falecida em 8 de janeiro de 1664, na Freguesia de Cedros, enterrada em 9 de Janeiro de 1664, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Não foi encontrado o registro de batismo. Recebeu todos os "divinos sacramentos", fez testamento, no qual nomeou seu testamenteiro, o filho Domingos de Freitas e foi sepultada na Capela de Nª Sª do Rosário, junto ao altar, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara.

22: Lázaro João, nascido na Freguesia de Cedros, falecido em 15 de dezembro de 1666, na Freguesia de Cedros, enterrado em 16 de dezembro de 1666, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Não foi encontrado o registro de batismo. Recebeu todos os "divinos sacramentos", não fez testamento, nem deixou apontamentos e foi sepultado junto à mesa do Bom Jesus, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara...
... casado com...
.
23: Clara Garcia, nascida na Freguesia de Cedros. Não foram encontrados os registros de batismos, casamento e óbito.
NOTA: Não foram encontrados os ancestrais do casal.

24: Luís Correia, nascido na Freguesia de Cedros, falecido em16 de setembro de 1648, na Freguesia de Cedros, enterrado em 17 de setembro de 1648, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Não foi encontrado o seu registro de batismo. Recebeu os "divinos sacramentos", "de palavra disse o que queria se fizesse por sua alma". Presume-se que tenha sido sepultado na Igreja Paroquial de Santa Barbara, apesar de o padre nada dizer...
... casado com..
.
25: Maria Rodrigues, nascida na Freguesia de Cedros.
NOTA: Não foram encontrados os ancestrais do casal.

26: Gonçalo Pereira Machado, filho de Belchior Pereira de Mendonça, e Inês Alves, nascido na Freguesia de Cedros...
... casado com...
.
27: Ana Fernandes, filha de Sebastião Fernandes e Guiomar Esteves, nascida na Freguesia de Cedros.

28: Belchior Pereira, nascido na Freguesia de Cedros, filho de Sebastião Fernandes, falecido em 13 de agosto de 1681, Freguesia de Cedros, enterrado em 14 de agosto de 1681, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Belchior foi padrinho do batismo do Mateus, filho Manuel da Silva e Maria Fialho. Foi através do registro do batismo do afilhado, que ficamos sabendo da sua ligação com o progenitor. Recebeu todos os "divinos sacramentos", não fez testamento por ser muito pobre e foi sepultado junto da pia batismal, em frente da porta, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara...
... casado com...
.
29: Barbara Garcia, filha de Lázaro Manuel e Maria de Mendonça, nascida na Freguesia de Cedros.

30: Matias Camacho "O Velho", nascido na Freguesia de Cedros, filho de Domingos Camacho e Beatriz Manuel, falecido em 29 de Março de 1653, Freguesia de Cedros, enterrado em 30 de Março de 1653, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Casado (2) com Barbara Veloso, nascida na Freguesia de Cedros, falecida em 11 de maio de 1667, na Freguesia de Cedros, enterrada em 12 de maio de 1667, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, filha de Sebastião de Freitas "O Manco" +1666 e Maria Veloso +1646 . Não foi encontrado o registro de batismo) do Matias. Recebeu todos os "divinos sacramentos", não fez testamento, nem deixou apontamentos e foi sepultado, presume-se que o tenha sido na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, apesar de o padre nada dizer...
... casado com...
.
31: Catarina Fialho, nascida na Freguesia de Cedros, filha de Antônio Fialho e Maria Manuel.

Capitulo VI – Seus tetravós

40: Pedro Rodrigues Da Cruz, nascido na Freguesia de Cedros, falecido em 23 de abril de 1644, na Freguesia de Cedros, enterrado em 24 de abril de 1644, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Não foi encontrado o registro de batismo do Pedro, o qual não recebeu os "divinos sacramentos", por dias antes ter recebido o Senhor. Não fez testamento, nem deixou apontamentos e foi sepultado na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, mas o registro não diz onde...
... casado com...
.
41: Bárbara Luís, nascida na Freguesia de Cedros.
NOTA: Não foram encontrados os ancestrais do casal.

42: João de Freitas "O Velho", nascido na Freguesia de Cedros, falecido em 7 de abril de 1653, na Freguesia de Cedros, enterrado em 8 ABR 1653), Igreja Paroquial de Santa Barbara. Não foi encontrado o registo de nascimento (baptismo) do João. Recebeu todos os "divinos sacramentos", não fez testamento, nem deixou apontamentos, "por ser pobre pedinte" e foi sepultado, presume-se que o tenha sido na Igreja Paroquial de Santa Barbara, apesar do padre nada dizer...
... casado com...
.
43: Catarina João, nascida na Freguesia de Cedros, falecida em 24 de agosto de 1644, Freguesia de Cedros, enterrada em 25 agosto de 1644, na Igreja Paroquial de Santa Barbara. Não foi encontrado o registro de batismo da Catarina, a qual recebeu todos os "divinos sacramentos" e foi sepultada na Capela de Nª Sª do Rosário, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. No registro de óbito da Catarina, consta que era filha de João ...?, cujo sobrenome não foi possível decifrar.
NOTA: Não foram encontrados os ancestrais do casal.

52: Belchior Pereira de Mendonça, nascido na Freguesia de Cedros...
... casado com...
.
53: Inês Alves, nascida na Freguesia de Cedros.
NOTA: Não foram encontrados os ancestrais do casal.

54: Sebastião Fernandes, filho de Sebastião Fernandes e Maria Alves, nascido na Freguesia de Cedros, filho. O Sebastião à data do falecimento de sua mulher já havia falecido...
... casado com...
.
55: Guiomar Esteves, nascida na Freguesia de Cedros, falecida em 7 de março de 1654, na Freguesia de Cedros, enterrada em 8 de março de 1654, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Não foi encontrado o registro de batismo) da Guiomar.O padre, no registro de óbito limita-se apenas a dizer que a finada fez testamento, no qual nomeou testamenteiro o filho Sebastião Fernandes e nada mais.
Nota: Não foram encontrados os ancestrais de Guiomar.

56: Simão Fernandes, falecido em 28 de agosto de 1643), Freguesia de Cedros, enterrado em 29 de agosto de 1643, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara...
... casado com...

57: Desconhecida.
NOTA: Não foram encontrados os ancestrais de Simão.

58: Lázaro Manuel, filho de Baltazar da Costa, nascido na Freguesia de Cedros...
... casado com...
.
59: Maria de Mendonça, nascida - Freguesia de Cedros.
NOTA: Não foram encontrados os ancestrais do casal.

60: Domingos Camacho, nascido na Freguesia de Cedros...
... casado com...
.
61: Beatriz Manuel, nascida na Freguesia de Cedros.
NOTA: Não foram encontrados os ancestrais do casal.

62: António Fialho, nascido na Freguesia de Cedros...
... casado com...
.
63: Maria Manuel, nascida na Freguesia de Cedros, falecida em 5 de fevereiro de 1662, na Freguesia de Cedros, enterrada em 6 de fevereiro de 1662, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara.
NOTA: Não foram encontrados os ancestrais do casal.

Capítulo VII – pentavós

108: Sebastião Fernandes, nascido na Freguesia de Cedros...
... casado com...
.
109: Maria Alves, nascida na Freguesia de Cedros.
NOTA: Não foram encontrados os ancestrais do casal.

116: Baltazar Da Costa, nascido na Freguesia de Cedros...
... casado com...
.
117: Desconhecida.
NOTA: Não foram encontrados os ancestrais de Baltazar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário